Formação Litúrgica da Comarca de Tubarão

Friday, September 27, 2019 | Equipe de Coordenação Comarcal

Realizou-se dia 21 de setembro, no Centro de Atividades da Catedral (CEAC), com a presença de 78 participantes das oito paróquias da Comarca de Tubarão, um primeiro encontro de formação com os coordenadores paroquiais e das comunidades de Liturgia. Sobre a Liturgia, o Concílio Vaticano II afirma: “A Pastoral Litúrgica tem a função de organizar a vida litúrgica da comunidade. A Liturgia ocupa um lugar central em toda a ação evangelizadora da Igreja. Ela é o cume para o qual tende a ação da Igreja e ao mesmo tempo, a fonte de onde emana toda sua força” (cf. Sacrosanctum Concilium n. 8).

Retomando o que diz o Concílio, viu-se que o objetivo da pastoral litúrgica é animar a vida litúrgica nas paróquias para que a comunidade celebre com alegria o mistério da salvação ao longo do ano litúrgico da Igreja. É a Liturgia que, a cada dia, nos edifica como templo santo do Senhor e é ela que nos faz crescer, até atingirmos o amadurecimento pleno de Cristo.

Uma comunidade se desenvolve melhor se esta pastoral estiver bem organizada e composta por liturgistas bem formados. Todos que fazem parte da Pastoral Litúrgica (leigos e padres) devem encontrar um tempo para estudar (nos encontros formativos diocesanos, comarcais, paroquiais ou mesmo individualmente), refletir e rezar.

O tema abordado no encontro foi “Canto Litúrgico”, mais propriamente o Rito (partes fixas): “Senhor, tende piedade” ou “Kyrie”, o “Glória”, o “Santo” e o “Cordeiro de Deus”. Conforme orientação do Concílio Vaticano II, a música apropriada à Liturgia é aquela que está mais intimamente integrada à ação litúrgica e ao momento ritual ao qual ela se destina (cf. SC 112).