• Formação Litúrgica da Comarca de Tubarão

Formação Litúrgica da Comarca de Tubarão

Friday, September 27, 2019 | Equipe de Coordenação Comarcal

Realizou-se dia 21 de setembro, no Centro de Atividades da Catedral (CEAC), com a presença de 78 participantes das oito paróquias da Comarca de Tubarão, um primeiro encontro de formação com os coordenadores paroquiais e das comunidades de Liturgia. Sobre a Liturgia, o Concílio Vaticano II afirma: “A Pastoral Litúrgica tem a função de organizar a vida litúrgica da comunidade. A Liturgia ocupa um lugar central em toda a ação evangelizadora da Igreja. Ela é o cume para o qual tende a ação da Igreja e ao mesmo tempo, a fonte de onde emana toda sua força” (cf. Sacrosanctum Concilium n. 8).

Retomando o que diz o Concílio, viu-se que o objetivo da pastoral litúrgica é animar a vida litúrgica nas paróquias para que a comunidade celebre com alegria o mistério da salvação ao longo do ano litúrgico da Igreja. É a Liturgia que, a cada dia, nos edifica como templo santo do Senhor e é ela que nos faz crescer, até atingirmos o amadurecimento pleno de Cristo.

Uma comunidade se desenvolve melhor se esta pastoral estiver bem organizada e composta por liturgistas bem formados. Todos que fazem parte da Pastoral Litúrgica (leigos e padres) devem encontrar um tempo para estudar (nos encontros formativos diocesanos, comarcais, paroquiais ou mesmo individualmente), refletir e rezar.

O tema abordado no encontro foi “Canto Litúrgico”, mais propriamente o Rito (partes fixas): “Senhor, tende piedade” ou “Kyrie”, o “Glória”, o “Santo” e o “Cordeiro de Deus”. Conforme orientação do Concílio Vaticano II, a música apropriada à Liturgia é aquela que está mais intimamente integrada à ação litúrgica e ao momento ritual ao qual ela se destina (cf. SC 112).

Mais Sugestões
Rádio Online

Santas Missões Populares
Santas Missões Populares
WebTV Ao Vivo
Missa da Saúde
Missa da Saúde
Logotipo Paróquia Imaruí

- Paróquia Imaruí -
Praça Getúlio Vargas, s/n | Centro
Caixa Postal 01
88.770-000 | Imaruí | SC
paroquiadeimarui@hotmail.com
(48) 3643-0108

© 2019 Copyright Paróquia Imaruí - Todos os direitos reservados

© 2019 Copyright Paróquia Imaruí
Todos os direitos reservados
KleinCode | paxweb.com.br