CIER em ação!

Friday, October 11, 2019

A caminhada ecumênica em Santa Catarina e as propostas de ação para 2020, foram a pauta da 53ª Assembleia Geral Ordinária do CIER, realizada no dia 07 de outubro, no Centro de Formação Católica de Lages.

Na oportunidade, o CIER promoveu, nos dias 07 e 08 de outubro, o Seminário: “Violências em nome de Deus”, com a assessoria do Professor Luiz Dietrich, da PUC/Paraná. Participaram 19 pessoas, representantes de Dioceses e Sínodos.

O assessor abordou, com competência, a temática, a partir de relatos bíblicos que nos fazem vislumbrar as diferentes violências em nome de Deus, também presentes em nossa sociedade. Destacou que “a diversidade religiosa é fruto da história. Entender esta realidade é construir uma vivência que nos faça sermos mais amorosos, humanos, fraternos, ou seja, pessoas melhores a cada dia.  A forma que mais nos aproxima do entendimento de Deus é o amor, reafirmado por Jesus. A postura contrária é perpetuar a violência em nome de Deus, muito presente na história e em diferentes situações na atualidade”.

Ressaltou que “a evangelização consiste em fazer crescer o amor, dentro do cristianismo e dentro da imensa diversidade religiosa que marca as culturas humanas. Que Jesus nos acompanhe por este caminho, que é verdade e vida, e nos ensine a verdadeiramente a adorar a Deus “em espírito e verdade”.

Dom Rafael Biernaski, vice-presidente do CIER, lembrou que “o desafio do ecumenismo é confirmar este caminho. Cultivar a unidade no amor, a partir do Evangelho, com serenidade”.

Neste seminário, os participantes manifestaram apoio e oração ao Sínodo da Amazônia. Estamos unidos em favor da vida humana e da natureza. Importante é sermos igreja na perspectiva sinodal, isto é, caminharmos juntos”.