Tocar dos sinos: dia 1º de outubro abre Semana Nacional da Vida com o sinal de alegria

Tuesday, October 1, 2019 | CNBB

Todo o Brasil estará unido a partir de 12h, quando haverá o primeiro gesto desta Semana Nacional da Vida. No tocar dos sinos das Igrejas pelo país, será recitada a Oração pela Vida. Emissoras de televisão de inspiração católica também estão em sintonia com a iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

A Semana Nacional da Vida é uma ação que busca conscientizar os católicos sobre o direito à vida, desde o nascimento até seu fim natural. Neste ano, o tema proposto para a ocasião é “Em família defendemos a vida! Com alegria e esperança”.

Dois gestos foram propostos para marcar a abertura da Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro, em 8 de outubro. O sinal da Alegria consiste em fazer soar os sinos às 12h, às 15h e às 18h desta terça-feira e fazer a oração do nascituro. Para o dia 8 de outubro, o convite é para a vigília pela vida: “Acender o maior número de velas, simbolizando a luz de Cristo, que dá sentido à nossa vida”, sugere o bispo.

Oração do Nascituro

Nós vos louvamos Senhor, Deus da Vida. / Bendito sejais, porque nos criastes por amor. / Vossas mãos nos modelaram desde o ventre materno.

Nós vos agradecemos pelos nossos pais, e todas as pessoas / que cuidam da vida desde o seu início, até o fim. / Em Vós somos, vivemos e existimos.

Abençoai todos e todas que zelam pela vida humana e a promovem. / Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde. / Dai as pessoas e as famílias o pão de cada dia, a luz da fé do amor fraterno.

Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nossos nascituros, / nossas crianças, nossos jovens, nossos adultos e nossos / idosos, para que tenham vida plena em Jesus, que ofereceu / sua vida em favor de todos.

Amém

(Autor: Dom Orlando Brandes)

Link fonte: Divulgação/CNBB