• Semana de Oração pela Unidade Cristã - 2020

Semana de Oração pela Unidade Cristã - 2020

Saturday, May 23, 2020

"Gentileza gera Gentileza", Cf. Atos 28,2 - Cristãos Unidos de Malta
24 a 31 de maio de 2020

 

A Semana de Oração pela Unidade Cristã deste ano, ocorrerá numa situação especial, onde, juntos, estaremos orando e lutando pela vida. 

Pastor Inácio Lemke, Presidente do CONIC e do CIER, destaca: “A orientação que estamos passando é, que os Núcleos Ecumênicos, grupos ecumênicos, paróquias, comunidades motivem para celebrações, Orações, com auxílio eletrônico, (ou, caso possível, presencial) ou em famílias, à distância”.

Convidamos você a refletir "Gentileza gera Gentileza”, Cf. Atos 28,2. A partir deste tema, somos convidados a refletir o tema de cada dia, com as leituras bíblicas e a oração. 

O CONIC informa: em função da pandemia de coronavírus, mudanças foram necessárias para que todos e todas celebrem a unidade com segurança. Em parceria com a CNBB, a Missão Somos Um e o ENCRISTUS, o CONIC fará, de forma virtual, em rede nacional, a celebração ecumênica Gentileza Gera Gentileza - Resposta às Pandemias da Vida.  Esta celebração será compartilhada nas nossas redes sociais. 

 

TEMA

O material para a Semana de Oração pela Unidade Cristã de 2020 foi preparado pelas Igrejas Cristãs em Malta e Gozo (Cristãos Unidos em Malta), Portugal.

A partir do relato de Atos 27,18-28,10, em que Paulo é gentilmente acolhido após um naufrágio, foi escolhido o tema: "Gentileza gera Gentileza”, Cf. Atos 28,2. A hospitalidade é uma virtude muito necessária em nossa busca de unidade cristã. É uma prática que nos leva a uma maior generosidade para com os necessitados. O eixo desta semana é orar e motivar para a gentil acolhida de pessoas desconhecidas e diferentes, de outras culturas e religiões. Somos chamados, também, a orar e estender nossa mão aos irmãos, tendo em vista o momento que estamos vivendo.

 

CARTAZ

O cartaz deste ano foi elaborado por Lílian Santos Gomes, membro da Igreja Episcopal Anglicana em Porto Alegre - RS. 

 

 

“O interior da mandala simboliza o que deveríamos emanar e desenvolver, ou seja, a compaixão, acolhida e respeito às pessoas refugiadas que partem de diversos lugares do mundo. Ao centro, temos um bote com migrantes e um barco a acolhê-los. Os corações em chamas indicam que somente com amor e corações aquecidos podemos nos colocar no lugar da pessoa próxima para compreender a sua realidade. O círculo das pombas brancas, com suas asas abertas, simboliza o Espírito Santo e a busca pela paz... E por fim, as mãos que representam todos os povos unidos em sinal de proteção e acolhimento...”

 

ORAÇÃO DA SOUC 2020 (CEBI)

Acendemos grandes fogueiras!
Nas noites da humanidade, nas noites de frio, da umidade, 
nas noites da rejeição, da exclusão, 
nas noites das nossas divisões, das nossas intolerâncias...
Acendemos grande fogueiras!
Para dissipar as trevas e aquecer o frio das noites, 
para acolher migrantes, refugiad@s, sem teto, sem casa, 
para viver em comunhão ao redor da mesma luz, 
para orarmos juntos a nosso Deus Uno e Trino.
Deus da gentileza que se antecipa.
Deus das mãos que acendem fogos, Deus das mãos que acolhem, que partilham, 
Deus das mãos que cuidam, que juntam, 
que tua gentileza desperte nossas gentilezas, 
para que, na humanidade inteira, “gentileza gere gentileza”!

 

REFLEXÕES BÍBLICAS E ORAÇÕES PARA OS OITO DIAS
(Livro SOUC p. 31 a 42)

 

1º dia: 24 de maio
Reconciliação: esvaziar-se para abraçar plenamente – Atos 27,18-19
Textos bíblicos: Salmo 85 – Lucas 18,9-14

Na caminhada e horizonte do Reino de Deus “a misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se abraçaram” (Sl 85,10). Com efeito, para uma nova humanidade se estabelecer é urgente assumir e garantir a diferença e a unidade. Diversidade reconciliada na defesa da vida para a glória de Deus!

Oração: Ó Deus, Pai-Mãe de toda a criação, muito obrigado(a) pela reconciliação em Jesus de Nazaré. Temos como comunidades de fé um grande desafio de suplicar e vivenciar sua compaixão numa sociedade marcada por ódio, desigualdades sociais e violências múltiplas, que estigmatizam corpos (principalmente) negros, indígenas, os corpos das mulheres e LGBTs, corpos de refugiados. Aqui estamos dispostos para construir pontes que levem à poesia, à liberdade, à comunhão, ao direito e à justiça. Ajuda-nos a promover reconciliação e paz. Amém.

 

2º dia: 25 de maio
Iluminação: Buscando e apresentando a Luz de Cristo – Atos 27,20
Textos bíblicos: Salmo 119,105-110 – Marcos 4,35-41

À medida em que buscamos a luz de Cristo, nos aproximamos cada vez mais uns dos outros e umas das outras e, assim, contemplamos esta luz com mais clareza, tornando-nos realmente um sinal de Cristo, luz do mundo.

Oração: Deus, tua palavra é luz para os nossos passos e sem ti ficamos perdidos e desorientados. Iluminai-nos para que, através da tua palavra, possamos seguir teu caminho. Que nossas Igrejas busquem intensamente tua presença orientadora, consoladora e transformadora. Dá-nos honestidade para reconhecermos quando não permitimos que outras pessoas vejam tua luz, e a graça necessária para partilharmos essa luz com outras pessoas. Isto te pedimos em nome de teu Filho, que nos chamou, seus seguidores e suas seguidoras, para sermos luz para o mundo. Amém.

 

3º dia: 26 de maio
Esperança: renovada pela Missão e pela Eucaristia – Atos 27,22-25.35-36
Textos bíblicos: Salmo 27 – Mateus 11,28-30

A Semana de Oração pela Unidade Cristã é um meio de nos alimentarmos e reanimarmos nossas forças. Aquele que venceu a morte infunde sua vida em nossas vidas. Mantenhamos, pois, a esperança!

Oração: Ó Deus missionário, renova nossa esperança pela lembrança de que somos parte de tua trama divina.  Que no meio das circunstâncias tempestuosas, mantenhamos teimosamente a comunhão, a partilha e a mística, e que estes gestos de fé tenham a capacidade de reanimar nossas forças durante nossa travessia nessa vida. Pelo poder do Cristo morto e ressurreto. Amém.

 

4º dia: 27 de maio
Confiança: Não tenhas medo, crê – Atos 27,23-26
Textos bíblicos: Salmo 56 – Lucas 12, 22-34

A experiência cristã nos mostra que Deus nunca nos abandona. Diante de qualquer tempestade, remamos juntos na confiança de que não vamos nos afogar ou ficar perdidos, porque o fiel amor de Deus permanece para sempre.

Oração: Querido Deus que nunca nos abandona, nosso sofrimento pessoal nos leva a chorar de dor e nos encolhemos de medo quando experimentamos a doença, ansiedade ou a morte das pessoas que amamos. Ensina-nos a confiar em ti. Que as Igrejas a que pertencemos sejam sinais de teu cuidado providencial. Faze de nós verdadeiros discípulos e discípulas de teu Filho, que nos ensinou a ouvir tua Palavra e a servir uns aos outros e umas às outras. Confiantes te pedimos isso em nome de teu Filho e pelo poder do Espírito Santo. Amém.

 

5º dia: 28 de maio
Fortalecimento: Partilhando pão para a viagem – Atos 27, 33-36
Textos bíblicos: Salmo 23 – Marcos 6,30-44

A partilha do pão – no coração da vida e do culto da comunidade cristã – nos edifica quando nos comprometemos a servir como cristão e cristãs: “eucaristias das lutas”.

Oração: Amoroso Deus, teu Filho Jesus Cristo partiu o pão e partilhou a taça com seus amigos na véspera da sua Paixão. Queremos crescer juntos em comunhão mais próxima, seguindo o exemplo de Paulo e dos primeiros cristãos. Dá-nos força para construir pontes de compaixão, solidariedade e harmonia. Inspirados pelo Espírito Santo, isto te pedimos em nome de teu Filho, que dá sua vida para que possamos viver. Amém.

 

6º dia: 29 de maio
Hospitalidade: gentileza fora do comum – Atos 28,1-2.7
Textos bíblicos: Salmo 46 – Lucas 14,12-24

Acolhendo as pessoas que vêm de fora, sejam elas de outras culturas e crenças, imigrantes ou refugiados, estamos, ao mesmo tempo, amando o próprio Cristo e amando como Deus ama.

Oração: Deus de órfãos, viúvas e estrangeiros, coloca em nosso coração um profundo senso de hospitalidade. Abre nossos olhos e corações quando nos pedes para te alimentar, vestir e visitar. Que nossas Igrejas possam participar da eliminação da fome, da sede e do isolamento e possam animar para a superação de barreiras que não permitem acolher todas as pessoas. Isso te pedimos em nome de teu Filho, Jesus, que está presente nos menores de nossos irmãos e irmãs. Amém.

 

7º - Dia 30 de maio
Conversão: Mudando nossos corações e mentes – Atos 28,3-6
Textos bíblicos: Salmo 119,137-138.140-144 – Mateus 18,1-6

Em nossa busca da unidade cristã, somos desafiados(as) a repensar a maneira como acolhemos outras tradições e culturas. Isso exige de nós uma conversão permanente, constante disposição de escuta e aprendizado.

Oração: Misericordioso Deus, ajuda-nos a reconhecer que nossas opiniões prontas sobre outras pessoas podem ser injustas. Dá-nos a capacidade de compreender as pessoas diferentes e disposição de acolhê-las com respeito e sem preconceito. Liberta-nos de nosso medo do desconhecido e conduze-nos na sincera busca pela verdade em todas as manifestações de fé. Isso te pedimos em nome de teu amado Filho, Jesus Cristo. Amém.

 

8º - Dia 31 de maio
Generosidade: Recebendo e dando – Atos 28,8-10
Textos bíblicos: Salmo 103,1-5 – Mateus 10,7-8

Nos Evangelhos Jesus elogia a generosidade da viúva que deposita no cofre do templo tudo o que ela tem; Zaqueu dá metade dos bens aos pobres. “Deus ama a quem dá com alegria” (2Cor 9,7). Também na ilha de Malta, Paulo experimenta a generosidade do povo que acolhe todos os náufragos e lhes dá provisões para continuarem sua viagem a Roma em outro barco.

Oração: Nós te agradecemos, Senhor, pelo amor com que nos amaste. Concede-nos um espírito de generosidade e alegria para acolher os desamparados que cruzam nosso caminho, em nome de teu Filho Jesus Cristo e nosso irmão. Amém.

 

Pomerode, 13 de maio de 2020
P. Inácio Lemke - Presidente e secretaria

Mais Sugestões

- Paróquia Imaruí -
Praça Getúlio Vargas, s/n | Centro
88.770-000 | Imaruí | SC
paroquiadeimarui@hotmail.com
(48) 3643-0108

© 2019 Copyright Paróquia Imaruí - Todos os direitos reservados

© 2019 Copyright Paróquia Imaruí
Todos os direitos reservados
KleinCode | paxweb.com.br