Santuário de Gravatal tem nova identidade visual

Thursday, March 12, 2020 | Padre Rafael Uliano

Na noite de domingo, dia 08 de março, na Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus de Gravatal foi apresentado, oficialmente ao Povo de Deus, o brasão paroquial que servirá como identidade visual da Paróquia já instalada em 30 de janeiro de 1966.

Interpretação do Brasão

A cor vermelha é tradicionalmente atribuída a espiritualidade acerca do Sagrado Coração de Jesus e por esse motivo prevalece sobre todo o escudo. Ao centro está presente a figura do Sagrado Coração de Jesus conforme revelado a Santa Margarida Maria Alacoque (1647-1690): “um coração em chamas inextinguíveis”.

Os espinhos que circundam o Coração representam os sofrimentos que o Divino Coração de Jesus é submetido, sejam pelos ultrajes ou pela indiferença dos homens: “Eis aqui o coração que tanto amou os homens e pelos quais é tão mal correspondido” (Jesus à Santa Margarida Maria Alacoque).

Da chaga do Coração de Cristo, jorra uma fonte de água, esta representa o amor deste Coração derramado sobre toda a humanidade, conforme cita Pio XII: “O sagrado coração de Jesus é também símbolo legítimo daquela imensa caridade que moveu o nosso Salvador a celebrar, com o derramamento do seu sangue, o seu místico matrimônio com a Igreja: ‘Sofreu a paixão por amor à Igreja que ele devia unir a si como esposa’ ” (Haurietis aquas, n. 39).

As águas que se acumulam na parte inferior do brasão, remetem, simbolicamente, a região a qual o Santuário se encontra, que é rica em fontes de águas termais.

Sob o escudo, o listel contendo a identificação da Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus e a data de sua fundação em 30 de janeiro de 1966. O todo está posto sobre uma cruz processional, que normalmente acompanha os brasões paroquiais e representa o seguimento a Cristo Crucificado.

A nova identidade visual da Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus foi elaborada pelo designer Wagner Machado de Oliveira da empresa Pequena Via - estúdio criativo - de Içara/SC e foi oferecida, ao Coração de Jesus, pelo Pe. Everaldo Antônio Conceição, da Paróquia São Sebastião de Papanduva (Diocese de Caçador/SC). Todos os documentos, informativos e publicações, levarão consigo o brasão paroquial.

Em tempo:

1. No dia 19 de abril, na parte da tarde, acontecerá no Santuário do Sagrado Coração de Jesus o ENCONTRO DIOCESANO DO TERÇO DOS HOMENS.

2. Confirmada a presença do Pe. Robson de Oliveira Pereira (do Santuário do Divino Pai Eterno - Trindade/GO), no dia 21 de junho de 2020, em Gravatal, na Concentração Interdiocesana do Apostolado da Oração.