• Orientações para Celebrações dos Sacramentos e outras atividades pastorais

Orientações para Celebrações dos Sacramentos e outras atividades pastorais

Wednesday, June 3, 2020

Todas as celebrações e atividades pastorais, quando realizadas, ainda em contexto de epidemia, devem observar as seguintes orientações, e estão condicionadas ao cumprimento das normas de higiene, distanciamento e outras formas de proteção, como álcool em gel 70% e uso de máscara.

 

BATISMO

a) Quando os pais e padrinhos não tiverem feito a preparação para o batismo proceda se a uma catequese personalizada, antes do Batismo.

b) Procure-se celebrar o Sacramento do Batismo de forma individual com o mínimo de pessoas presentes: batizando, pais e padrinhos.

c) Ao fazer o sinal da cruz, no rito de acolhida, evitar o contato físico.

d) Nas unções, use-se um pouco de algodão embebido no óleo. Após a celebração, o algodão utilizado nas unções será incinerado.

e) Em cada celebração do Batismo, proceda-se a nova bênção de água limpa.

f) No rito do Éfeta, o ministro estenderá a mão direita na direção do neo-batizado, sem contato físico, e pronunciará a fórmula prevista no Ritual.

g) Tenha-se cuidado para que em nenhum momento da celebração do Batismo haja contato físico entre ministro e batizando, pais e padrinhos.

 

CONFISSÃO

a) Facilitar o atendimento a quem procura pela confissão.

b) Usar as devidas medidas de proteção: distanciamento e uso de máscara.

c) Higienizar o local após o atendimento.

 

UNÇÃO DOS ENFERMOS

Nunca deixar de atender a algum chamado, mas sempre com os devidos cuidados:

a) Reduzir os contatos ao mínimo necessário (só para a unção);

b) Cuidar que o Santo Óleo não seja contaminado (por ex: para cada caso, levar uma quantidade mínima de Óleo derramado em algodão; depois, fazer o descarte conforme recomendado para óleo consagrado).

c) Fazer higienização imediata.

 

CASAMENTOS

a) Parece que o adiamento já se tornou medida comum;

b) Quando o adiamento não for oportuno, os casamentos sejam celebrados, sujeitandose às mesmas normas e restrições estabelecidas para a celebração das Santas Missas.

c) Evite-se qualquer contato físico entre a testemunha qualificada do matrimônio e os noivos. As alianças sejam manipuladas exclusivamente pelos noivos.

d) Não se cansar de alertar a respeito do perigo de reuniões e festas.

 

CATEQUESE

a) Enquanto não houver novas orientações, ficam suspensas as atividades catequéticas presenciais em todas as comunidades da Diocese.
- Enquanto a Catequese propriamente dita não puder ser praticada naComunidade, os pais procurem empenhar-se para que em casa haja ambiente e práticas de oração, de leitura da Palavra de Deus e de acompanhamento das Celebrações pelos meios de comunicação, possibilitando aos filhos a educação na fé.

b) As Celebrações de Crisma e Primeira Comunhão também não serão realizadas neste ano.

c) No segundo semestre será colocado em prática um projeto de formação temática com os catequistas das paróquias.

d) Quando o risco da pandemia passar, será retomada a preparação e dado início à catequese de inspiração catecumenal com os pais e as crianças.

 

EXÉQUIAS

a) As exéquias cristãs devem ser celebradas respeitando as determinações do governo do estado ou do município em vigor desde o início da pandemia.

 

ACESSO ÀS IGREJAS PARA ORAÇÃO INDIVIDUAL

a) As igrejas podem estar abertas durante o dia para visitas individuais de oração ou adoração ao Santíssimo Sacramento.

b) Os fiéis sejam orientados a não tocarem em qualquer imagem ou objetos expostos, e não formarem aglomeração de pessoas.

c) Onde houver Capela do Santíssimo, demarquem-se os locais onde as pessoas poderão se colocar em adoração, respeitando-se o distanciamento de 1,5 m.

 

Estas orientações entrarão em vigor no dia 11 de junho, Solenidade de CorpusChristi, podendo ser revistas oportunamente, considerando a evolução da pandemia.

 

Tubarão, 30 de maio de 2020.
Dom João Francisco Salm
Bispo de Tubarão – SC

 

Link para DOWNLOAD do documento oficial da Diocese de Tubarão

Mais Sugestões
Rádio Online

Santas Missões Populares
Santas Missões Populares
WebTV Ao Vivo
Missa da Saúde
Missa da Saúde
Logotipo Paróquia Imaruí

- Paróquia Imaruí -
Praça Getúlio Vargas, s/n | Centro
Caixa Postal 01
88.770-000 | Imaruí | SC
paroquiadeimarui@hotmail.com
(48) 3643-0108

© 2019 Copyright Paróquia Imaruí - Todos os direitos reservados

© 2019 Copyright Paróquia Imaruí
Todos os direitos reservados
KleinCode | paxweb.com.br