Orientações para Celebrações dos Sacramentos e outras atividades pastorais

Wednesday, June 3, 2020

Todas as celebrações e atividades pastorais, quando realizadas, ainda em contexto de epidemia, devem observar as seguintes orientações, e estão condicionadas ao cumprimento das normas de higiene, distanciamento e outras formas de proteção, como álcool em gel 70% e uso de máscara.

BATISMO

a) Quando os pais e padrinhos não tiverem feito a preparação para o batismo proceda se a uma catequese personalizada, antes do Batismo.

b) Procure-se celebrar o Sacramento do Batismo de forma individual com o mínimo de pessoas presentes: batizando, pais e padrinhos.

c) Ao fazer o sinal da cruz, no rito de acolhida, evitar o contato físico.

d) Nas unções, use-se um pouco de algodão embebido no óleo. Após a celebração, o algodão utilizado nas unções será incinerado.

e) Em cada celebração do Batismo, proceda-se a nova bênção de água limpa.

f) No rito do Éfeta, o ministro estenderá a mão direita na direção do neo-batizado, sem contato físico, e pronunciará a fórmula prevista no Ritual.

g) Tenha-se cuidado para que em nenhum momento da celebração do Batismo haja contato físico entre ministro e batizando, pais e padrinhos.

CONFISSÃO

a) Facilitar o atendimento a quem procura pela confissão.

b) Usar as devidas medidas de proteção: distanciamento e uso de máscara.

c) Higienizar o local após o atendimento.

UNÇÃO DOS ENFERMOS

Nunca deixar de atender a algum chamado, mas sempre com os devidos cuidados:

a) Reduzir os contatos ao mínimo necessário (só para a unção);

b) Cuidar que o Santo Óleo não seja contaminado (por ex: para cada caso, levar uma quantidade mínima de Óleo derramado em algodão; depois, fazer o descarte conforme recomendado para óleo consagrado).

c) Fazer higienização imediata.

CASAMENTOS

a) Parece que o adiamento já se tornou medida comum;

b) Quando o adiamento não for oportuno, os casamentos sejam celebrados, sujeitandose às mesmas normas e restrições estabelecidas para a celebração das Santas Missas.

c) Evite-se qualquer contato físico entre a testemunha qualificada do matrimônio e os noivos. As alianças sejam manipuladas exclusivamente pelos noivos.

d) Não se cansar de alertar a respeito do perigo de reuniões e festas.

CATEQUESE

a) Enquanto não houver novas orientações, ficam suspensas as atividades catequéticas presenciais em todas as comunidades da Diocese.
- Enquanto a Catequese propriamente dita não puder ser praticada naComunidade, os pais procurem empenhar-se para que em casa haja ambiente e práticas de oração, de leitura da Palavra de Deus e de acompanhamento das Celebrações pelos meios de comunicação, possibilitando aos filhos a educação na fé.

b) As Celebrações de Crisma e Primeira Comunhão também não serão realizadas neste ano.

c) No segundo semestre será colocado em prática um projeto de formação temática com os catequistas das paróquias.

d) Quando o risco da pandemia passar, será retomada a preparação e dado início à catequese de inspiração catecumenal com os pais e as crianças.

EXÉQUIAS

a) As exéquias cristãs devem ser celebradas respeitando as determinações do governo do estado ou do município em vigor desde o início da pandemia.

ACESSO ÀS IGREJAS PARA ORAÇÃO INDIVIDUAL

a) As igrejas podem estar abertas durante o dia para visitas individuais de oração ou adoração ao Santíssimo Sacramento.

b) Os fiéis sejam orientados a não tocarem em qualquer imagem ou objetos expostos, e não formarem aglomeração de pessoas.

c) Onde houver Capela do Santíssimo, demarquem-se os locais onde as pessoas poderão se colocar em adoração, respeitando-se o distanciamento de 1,5 m.

Estas orientações entrarão em vigor no dia 11 de junho, Solenidade de CorpusChristi, podendo ser revistas oportunamente, considerando a evolução da pandemia.

Tubarão, 30 de maio de 2020.
Bispo de Tubarão – SC

Link para DOWNLOAD do documento oficial da Diocese de Tubarão