Orientações Diocesanas no contexto da Pandemia da Covid-19

Thursday, September 24, 2020

Mesmo que ainda não tenhamos a vacina tão desejada, estamos esperançosos de que a intensidade da pandemia continue em queda. Não podemos, porém, diminuir os cuidados necessários, já conhecidos, os únicos que se mostraram eficazes para a nossa proteção: a higienização com álcool a 70%, o uso da máscara e o distanciamento físico, evitando sempre a aglomeração de pessoas, além da cuidadosa higienização dos ambientes.

Para nos adaptarmos, aos poucos, a uma realidade de convivência com o coronavírus, eis algumas orientações:

1. Além da Celebração da Missa, os Párocos liberem e orientem as Comunidades e suas lideranças para a retomada da Celebração da Palavra com Ministros leigos e outras formas de oração comunitária ou grupal, na igreja, guardando responsavelmente todas as medidas protetivas.

2. Nas Celebrações Eucarísticas, voltem as atividades de coroinhas e acólitos, em número não maior do que o necessário em cada Celebração, para evitar aglomeração.

3. Reuniões presenciais que o Pároco, com as lideranças, achar necessárias, sejam realizadas em condições que respeitem as exigências relativas à proteção da saúde de todos.

4. Carreatas com a imagem de Padroeiros que não promovam o ajuntamento de pessoas, podem ser realizadas desde que tudo esteja de acordo com as normas da Prefeitura de cada Município.

As presentes orientações entrarão em vigor a partir desta data.

Tubarão, 24 de setembro de 2020.
Dom João Francisco Salm
Bispo de Tubarão – SC

Download do documento oficial da Diocese de Tubarão, clique aqui.