Óbolo de São Pedro, coleta adiada para 4 de outubro

Wednesday, April 29, 2020

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou nesta quarta-feira, 29 de abril, o adiamento da coleta do Óbolo de São Pedro. A decisão foi anunciada pelo diretor da Sala de Imprensa Vaticana, Matteo Bruni.

“Devido à atual emergência sanitária, o Santo Padre estabeleceu que, para este ano de 2020, a coleta do Óbolo de São Pedro, que tradicionalmente se realiza em torno à Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, em 29 de Junho, será transferida em todo o mundo para o XXVII domingo do tempo comum, 4 de outubro, dia dedicado a São Francisco de Assis”, declarou Bruni.

O que é o Óbolo de São Pedro?

Óbolo de São Pedro é a ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre, como sinal de adesão à solicitude do Sucessor de Pedro relativamente às múltiplas carências da Igreja universal e às obras de caridade em favor dos mais necessitados.

A origem do Óbolo de São Pedro

A origem dessa prática remonta o final do século VIII, após a conversão dos anglo-saxões, que “se sentiram tão unidos ao Bispo de Roma que decidiram de maneira estável fazer uma contribuição anual ao Santo Padre”.

Na época, esta coleta foi chamada ‘Denarius Sancti Petri’ (Esmola a São Pedro) e se difundiu pelos outros países da Europa. No dia 05 de agosto de 1871, o Papa Pio IX reconheceu oficialmente e regularizou a prática através da encíclica ‘Saepe Venerabilis’.

Fonte e link: Divulgação/GaudiumPress