Dom Frei Severino Clasen é nomeado Arcebispo de Maringá (PR)

Wednesday, July 1, 2020

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 1º de julho, dom frei Severino Clasen, até então bispo de Caçador (SC), como o novo arcebispo de Maringá, no interior do estado do Paraná. A Arquidiocese de Maringá estava vacante desde o pedido de renúncia de dom Anuar Battisti, em novembro de 2019. A decisão do Papa de nomear dom frei Severino como quinto arcebispo da Arquidiocese de Maringá foi comunicada pela Nunciatura Apostólica no Brasil.

Dom frei Severino Clasen é catarinense e comemorou na última sexta-feira, 25 de junho, o aniversário de 15 anos de sua ordenação episcopal. Com 66 anos de idade, sendo nove pastoreando a Diocese de Caçador, até então, o agora arcebispo de Maringá, era o presidente do Regional Sul 4 da CNBB.

Biografia

Dom frei Severino é filho de Joana Petry e Ereneu Clasen. Tem três irmãos e quatro irmãs, sendo duas delas religiosas da Congregação Franciscanas de São José. Ingressou no seminário menor em 1968, em Ituporanga (SC). Tornou-se franciscano ao ingressar na Província da Imaculada em janeiro de 1976. Fez os estudos de Filosofia e Teologia no Instituto Teológico de Petrópolis (RJ) e foi ordenado sacerdote em 10 de julho de 1982.

Foi nomeado bispo para a Diocese de Araçuaí (MG), em 11 de maio de 2005.  Aos 50 anos, Frei Severino foi o primeiro bispo nomeado pelo Papa Bento XVI e foi o décimo-segundo frade da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil a se tornar bispo. Foi sagrado bispo pelas mãos de dom Lorenzo Baldisseri, núncio apostólico no Brasil, no dia 25 de junho de 2005, na cidade de Ituporanga (SC). O início do seu ministério episcopal aconteceu no dia 10 de julho de 2005, em Araçuaí (MG). Seu lema episcopal é “Acolher e cuidar”. No dia 6 de julho de 2011, o Papa Bento XVI o transferiu para a Diocese de Caçador (SC). Dom Severino foi empossado no dia 4 de setembro de 2011.

No dia 11 de maio de 2011 foi eleito Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, onde permaneceu até 2019. A frente da Comissão, dom frei Severino deixou um grande legado como a publicação do Documento 105 da CNBB – Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade e a instituição do Ano Nacional do Laicato em 2018.

Em maio de 2019, dom frei Severino foi eleito o ‎9º presidente do Regional Sul 4 da CNBB onde colaborou com o processo de construção e aprovação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina 2020-2023.

Fonte e link: Divulgação/CNBBSul4