Dom Francisco Carlos Bach é o novo presidente do Regional Sul 4

Monday, August 17, 2020

Em reunião virtual na tarde desta segunda-feira, 17 de agosto, os bispos de Santa Catarina elegeram dom Francisco Carlos Bach como o novo presidente do Regional Sul 4 da CNBB. O episcopado também elegeu dom Rafael Biernaski como vice-presidente, função ocupada anteriormente por dom Francisco. A eleição aconteceu durante a Assembleia Eletiva Extraordinária do Conselho Episcopal Regional (CONSER), convocada após a posse canônica de dom frei Severino Clasen como arcebispo da arquidiocese de Maringá (PR), até então presidente do Regional Sul 4. Dom frei Mário Marquez permanece como secretário.

De acordo com o regulamento do CONSER, o mandato da presidência é de quatro anos acompanhando a administração pastoral da CNBB em Brasília (DF). Desta forma, o novo presidente do Regional permanecerá por dois anos e meio, tendo em vista que esta presidência foi eleita em maio de 2019, durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). A posse de dom Francisco Carlos Bach como presidente e de dom Rafael Biernaski como vice é automática, valendo a partir de hoje.

Biografia do Presidente: Dom Francisco Carlos Bach nasceu no dia 04 de maio de 1954, na cidade de Ponta Grossa (PR). Em Curitiba (PR), cursou Filosofia e Teologia, sendo ordenado sacerdote no dia 03 de dezembro de 1977. Entre os anos de 1985 e 1987 realizou mestrado em Direito Canônico na Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma.

Foi nomeado bispo, pelo papa Bento XVI, em 27 de julho 2005, para a Diocese de Toledo (PR). Sua sagração episcopal aconteceu no dia 27 de outubro de 2005 e teve como lema “In manus tuas (Lc 24,47)”. Em 03 de outubro de 2012 foi designado para ser o novo bispo de São José dos Pinhais (PR), sendo empossado no dia 15 de dezembro do mesmo ano. Dom Bach é membro efetivo da Comissão Episcopal da CNBB para os Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância. Em 19 de abril de 2017, foi nomeado pelo Papa Francisco bispo para a Diocese de Joinville (SC). Dom Francisco também é o presidente da Comissão Pastoral para a Comunicação da CNBB Sul 4.

Biografia do Vice-presidente: Dom Rafael Biernaski nasceu em Curitiba (PR), no dia 1º de novembro de 1955,  filho de Ignácio e de Bernardina Biernaski, dom Rafael foi ordenado presbítero em 13 de dezembro de 1981. É mestre e doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Após os estudos, permaneceu no Vaticano por mais 15 anos onde atuava na ‘Congregação para os Bispos’.

Sagrado bispo em 15 de abril de 2010, na catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em Curitiba, seu lema episcopal é ‘Evangelizare misit me’ (Enviou-me para evangelizar). Em 2015 o Papa Francisco o nomeou bispo de Blumenau (SC). No Regional Sul 4 da CNBB, dom Rafael Biernaski é o presidente da Comissão Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso.

Biografia do Secretário: Dom frei Mário Marquez nasceu em 23 de novembro de 1952. Cursou filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia do Instituto Popular de Assistência Social, em Ponta Grossa (PR) e teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina em Florianópolis . Estudou no “Curso de Adaptação Militar para oficial Capelão” no Campo dos Afonsos em 1985 e cursou pedagogia na Faculdade Tuiuti em Curitiba (1988). Foi ordenado sacerdote em 22 de novembro de 1980. Foi cura da Catedral Militar do Brasil (1996 a 2006), membro do Conselho Presbiteral do Ordinariado Militar pelos capelães da Aeronáutica (1995 a 2006) e membro do Colégio dos Consultores do Ordinariado Militar.

Foi nomeado bispo de Nasai e auxiliar da Arquidiocese de Vitória (ES) em 31 de maio de 2006,  onde tomou posse em outubro daquele mesmo ano. No dia 22 de dezembro de 2010, o Papa Bento XVI o nomeou bispo da Diocese de Joaçaba (SC). Dom Mário também é o atual presidente da Comissão Pastoral para a Liturgia da CNBB Sul 4.

O Regional Sul 4 da CNBB

O Regional Sul 4 é uma representação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em Santa Catarina. É composta por bispos de dez dioceses catarinenses – Chapecó, Joaçaba, Caçador, Rio do Sul, Blumenau, Joinville, Lages, Criciúma, Tubarão e a Arquidiocese de Florianópolis. É organizado em Comissões compostas por Pastorais, Organismos e Movimentos integradas à Ação Evagelizadora. De acordo com dados do IBGE em 2018, o estado de Santa Catarina possui 4.565.793 católicos. Para atender aos fiéis, a Igreja em Santa Catarina possui 386 paróquias e 5647 comunidades.

Conheça o organograma do Regional Sul 4 da CNBB clicando aqui.

Fonte e link: Divulgação/CNBBSul4