Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja em SC são aprovadas na Assembleia Regional de Pastoral

Monday, August 26, 2019 | Franklin Machado

A 52ª Assembleia Regional de Pastoral aprovou na manhã deste sábado, 24 de agosto, as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina (2020-2023). Um ano após o início dos trabalhos para a construção do texto das Diretrizes, os integrantes da Assembleia definiram os eixos norteadores para os trabalhos pastorais no Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para os próximos quatro anos.

Baseada nas Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil, aprovada durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP), as Diretrizes do Regional Sul 4 busca trazer as indicações do episcopado brasileiro para o chão da realidade catarinense. De acordo com o bispo de Caçador e presidente do Regional Sul 4, dom frei Severino Clasen, “o Regional Sul 4 reflete uma grande sintonia com a Igreja no Brasil e as nossas Diretrizes que aprovamos aqui é prova disso. Temos um rosto próprio, mas estamos interligados”, declarou.

“Está cada vez mais clara a dimensão fraterna em nosso Regional. Desde o ano passado observamos o grande empenho dos leigos e leigas, religiosas, padres e do nosso episcopado na construção das Diretrizes. Agora precisamos ser ousados e sem medo de anunciar Jesus Cristo, pois ele é a nossa maior alegria”, concluiu dom frei Severino.

Desafios

O pano de fundo da construção das Diretrizes são os desafios da evangelização no mundo urbano e a vivência de uma cultura urbana que une campo e cidade. A criação de comunidades eclesiais missionárias, lugar de acolhida, uma casa de porta sempre abertas, é uma das principais indicações das Diretrizes. Essas comunidades eclesiais são edificadas a partir de pilares baseados na palavra, liturgia, caridade e na ação missionária.

Próximos passos

Com o texto aprovado, as Diretrizes passarão por algumas readequações textuais por indicação da Assembleia e logo após irá para a diagramação gráfica. Com o texto em mãos, a partir das indicações da parte do agir (capítulo 3), o Regional e cada pastoral, movimento, serviço e organismo em nível estadual irá criar um plano de ação para desenvolvimento de atividades entre 2020 e 2023. As ações serão desenvolvidas a partir dos pilares da comunidade. As dez dioceses do Regional Sul 4 também utilizarão as Diretrizes para a criação dos planos diocesanos de pastoral.

Encerramento

A Assembleia de Pastoral da CNBB Sul 4, que teve como tema central as novas Diretrizes, terminou no final da manhã deste sábado com um momento orante conduzido pela diocese de Caçador, recordando a vivência missionária dos cristãos e o convite do Papa Francisco para o Mês Missionário Extraordinário, em outubro próximo.

Você pode acompanhar as principais notícias da 52ª Assembleia Regional de Pastoral no site e redes sociais do Regional Sul 4. Fotos, entrevistas e vídeos para deixar você conectado com este importante momento para a caminhada da Igreja em Santa Catarina.

Link fonte: Divulgação/Franklin Machado/CNBBSul4