Dioceses catarinenses emitem orientações para celebração da Solenidade de ‘Corpus Christi’

Tuesday, June 9, 2020

Em casa, sozinho, com a família ou na comunidade, na próxima quinta-feira, 11 de junho, a Igreja convida a todos os fiéis para a celebração da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, popularmente conhecido como ‘Dia de Corpus Christi‘. Devido a pandemia do Covid-19, o povo catarinense vive um tempo diferenciado, mas que não os impede de expressar a fé no Cristo Ressuscitado. No Regional Sul 4 da CNBB, cada Diocese elaborou orientações próprias para que todos os fiéis possam celebrar dignamente a Solenidade do Corpo e do Sangue de Cristo e favorecer a solidariedade com os mais empobrecidos.

:: Orientações da Diocese de Tubarão para a Celebração de Corpus Christi ::

Em Santa Catarina, levando em conta as diferentes realidades dos números de contágio pelo novo coronavírus por região, algumas Dioceses ainda não retomaram as celebrações da Missa com a presença de fiéis. As Dioceses de Chapecó, Lages, Caçador, Joaçaba, Rio do Sul e Blumenau, optaram por continuar sem celebrações públicas, observando os crescentes dados da pandemia nas cidades que compõe o território diocesano. A Arquidiocese de Florianópolis e as Dioceses Joinville, Tubarão e Criciúma já autorizaram a retomada das celebrações públicas nas paróquias que conseguem responder a uma série de normas sanitárias para que se evite o contágio.

Procissões – Para evitar aglomerações, em nenhuma Diocese catarinense acontecerão as tradicionais procissões públicas com Jesus Eucarístico pelas ruas das cidades. Ao mesmo tempo, respeitando as orientações de cada paróquia, as Dioceses recomendam que as igrejas permaneçam abertas por mais tempo, possibilitando, para as pessoas que desejarem, a realização de momentos individuais de adoração e oração.

As orientações ainda pedem que, onde houver possibilidade, os momentos de adoração, bênção e Celebrações Eucarísticas sejam transmitidas nas redes sociais, como já vem acontecendo ao longo da quarentena, e em outros meios de comunicação. As Dioceses também prepararam roteiros litúrgicos para que as famílias celebrem em suas casas, igrejas domésticas.

Solidariedade – Todas as Dioceses do Regional Sul 4 da CNBB, em orientações enviadas para as paróquias, conclamam para que a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, além de um dia de oração e adoração, também seja marcado pela solidariedade, com doações de alimentos, roupas e agasalhos que serão destinados aos mais empobrecidos. Cada paróquia organizará a melhor forma e local para que aconteçam as entregas de doações.

Para mais informações, como horários de Missa, adoração e entrega de doações, entre em contato com a secretaria da sua paróquia.

Fonte e link: Divulgação/CNBBSul4