Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

Thursday, October 27, 2022

Dom Guilherme Antônio Werlang, Bispo de Lages, representando os Bispos de Santa Catarina, discursou para o Cardeal Prefeito Kevin Joseph Farrell e demais membros do Dicastério.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, na Constituição Apostólica Praedicate Evangelium (128-141), “é competente para a valorização do apostolado dos fiéis leigos, o cuidado pastoral juvenil, da família e da sua missão segundo o desígnio de Deus, dos idosos e para a promoção e tutela da vida” (PE 128).

As principais atribuições do Dicastério são animar, encorajar e tornar mais conhecidas a vocação e missão dos leigos na Igreja e na sociedade; promover o protagonismo juvenil diante dos novos desafios que o mundo oferece; refletir sobre a igualdade e reciprocidade na relação entre homem-mulher na sua missão na Igreja e sociedade; avaliar e aprovar novos ministérios e serviços eclesiais para confiar o trabalho aos leigos; promover a pastoral do matrimônio e da família segundo os ensinamentos do Magistério da Igreja; promover, junto com o Dicastérios para a Evangelização, Cultura e a Educação, modelos de inclusão na pastoral e na educação escolar; estudar e aprofundar as causas das crises no matrimônio e das famílias a fim de contribuir para uma valorização da família e do papel dos pais na sociedade e na Igreja; tutelar pela vida humana desde a concepção até o termino natural e, estar atendo aos problemas relacionados a biomedicina relativo a vida humana.

Dom Guilherme Antônio Werlang, Bispo de Lages, representando os Bispos da CNBB Sul 4, discursou para o Cardeal Prefeito Kevin Joseph Farrell e demais membros do Dicastério, elencando os setores/grupos existentes no Regional: Conselho Regional do Laicato, Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Grupos de Reflexão/Família, Pastoral Juvenil, Pastoral Familiar, Novas Comunidades, Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), Renovação Carismática Católica (RCC) e Obra Kolping.

Destacou a importância dos Grupos de Reflexão/Família que são “a Igreja que se reúne nas casas” (1Cor 16,19). O objetivo é reunir as famílias em torno da Palavra de Deus, para meditá-la em comunhão fraterna. Fazer com que as famílias celebrem a fé e a vida, em torno da Palavra de Deus. Citou que a Pastoral Juvenil está trabalhando com as diversas expressões religiosas e diversos carismas na evangelização da juventude. Na evangelização da família comenta que a Pastoral Familiar está presente nas 10 dioceses com a missão de ser misericordiosa, acolhedora, integrada, defensora da vida e dos valores cristãos.

Dom Guilherme apresenta outros Movimentos que cuidam da evangelização e da espiritualidade familiar: Equipes de Nossa Senhora (ENS), Lareira, Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC), Encontro de Casais com Cristo (ECC), Terço dos Homens, Movimento de Irmãos, Apostolado da Oração, Legião de Maria, Encontro Matrimonial Mundial e Mães que Oram por seus Filhos.

Finalizando, Dom Guilherme enfatiza a caminhada catequética com o foco na Iniciação a Vida Cristã e comenta: “A Iniciação à Vida Cristã não pode ser uma catequese ocasional, em vista apenas dos sacramentos, mas implica em um itinerário de fé permanente. A Iniciação à Vida Cristã desperta, amadurece a fé inicial e educa a pessoa como verdadeira discípula de Cristo. Como características do discipulado, são indicados que Cristo seja o centro da pessoa, por meio de um constante encontro; tenha espírito de oração; seja amante da Palavra e participante da Eucaristia, inserido na comunidade eclesial e social e tenha um coração missionário”.

Texto: Divulgação/CNBBSul4