• Ano Santo - Locais de Peregrinação

Ano Santo - Locais de Peregrinação

Tuesday, December 31, 2024

DECRETO

A todos os presbíteros, diáconos, consagrados(as), fieis leigos(as) da Diocese de Tubarão, Paz e Bem em Nosso Senhor Jesus Cristo!

Designação dos Lugares de Peregrinação por Ocasião do Jubileu Ordinário 2025 e da Celebração dos 70 anos da Diocese de Tubarão.

Tendo presentes as palavras do Santo Padre o Papa Francisco, afirmando que “sustentado por tão longa tradição e certo de que este Ano Jubilar poderá ser, para toda a Igreja, uma intensa experiência de graça e de esperança, estabeleço que a Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, seja aberta a 24 de dezembro do corrente ano de 2024, iniciando-se assim o Jubileu Ordinário” (Spes non confundit, 6);

E considerando que, por ordenamento do Santo Padre, “no domingo 29 de dezembro de 2024, em todas as catedrais e concatedrais, os Bispos diocesanos celebrem a Santa Missa como abertura solene do Ano Jubilar, segundo o Ritual que será preparado para a ocasião” (Spes non confundit, 6), a Diocese de Tubarão escolheu a data de 28 de dezembro (aniversário dos 70 anos de criação da mesma) e a igreja matriz de Santo Antônio dos Anjos de Laguna (que é a paróquia mais antiga) para dar início ao Jubileu na Diocese.

Tendo presente também que “o Ano Santo, que terminará nas Igrejas particulares no domingo 28 de dezembro de 2025, zele-se para que o Povo de Deus possa acolher, com plena participação, tanto o anúncio de esperança da graça de Deus, como os sinais que atestam a sua eficácia” (Spes non confundit, 6), nossa Igreja Particular, por coincidência providencial, no decorrer do Jubileu celebra 70 anos de criação e instalação da Diocese N. Sra. da Piedade de Tubarão.

Considerando ainda que “durante o Jubileu Ordinário de 2025, permanecem em vigor todas as outras concessões de Indulgências, todos os fiéis, como Peregrinos da Esperança, são convidados a buscar a graça da santificação com arrependimento sincero e rechaço ao pecado, movidos por um espírito de caridade, e que, no decurso do Ano Santo, purificados pelo sacramento da penitência e revigorados pela Sagrada Comunhão, rezem segundo as intenções do Sumo Pontífice, poderão obter do tesouro da Igreja pleníssima Indulgência, remissão e perdão dos seus pecados, que se pode aplicar às almas do Purgatório sob a forma de sufrágio” (Normas para a concessão de indulgências no Jubileu ordinário de 2025), todo fiel é exortado a praticar intensamente obras de piedade, misericórdia e de penitência.

Recordando que as Santas Indulgências poderão ser lucradas na “igreja catedral ou outras igrejas e lugares santos designados pelo Ordinário do lugar, os Bispos terão em conta as necessidades dos fiéis, assim como a própria oportunidade de manter intacto o significado da peregrinação com toda a sua força simbólica, capaz de manifestar a necessidade ardente de conversão e reconciliação” (Normas para a concessão de indulgências no Jubileu ordinário de 2025).

Incentivando os fiéis para a vivência do Ano Jubilar, zelando pela busca da santificação de cada fiel, família e comunidade, para o bem pastoral e espiritual do Povo de Deus de nossa Diocese, DETERMINAMOS, como locais de peregrinação no Ano Santo e celebração dos 70 anos da Diocese de Tubarão:

• A Catedral Nossa Senhora da Piedade - Tubarão

• O Santuário da Beata Albertina - Imaruí

• O Santuário do Sagrado Coração de Jesus – Gravatal

 

Ficam ainda estabelecidas em nível diocesano as datas para a celebração do Jubileu Ordinário 2025 e dos 70 anos da Diocese, a saber:

dia 28 de dezembro de 2024, em Laguna, abertura do Ano Jubilar e dos 70 anos da Diocese; dia 04 de abril, Jubileu dos Enfermos nas paróquias; dia 11 de agosto, Jubileu das Famílias; 17 de agosto, Concentração e Celebração Diocesana na Arena Multiuso em Tubarão; dia 28 de dezembro de 2025, encerramento do Ano Jubilar na Catedral.

Os fieis são exortados fazer a peregrinação pelo menos a um dos lugares indicados, de forma pessoal ou comunitária, especialmente as peregrinações paroquiais, com espírito e desejo sincero de conversão e santificação. Caminhe a Igreja de Tubarão como Peregrina da Esperança. “Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos” (Sl 128 , 1).

COMUNIQUE-SE a quem de direito.
CUMPRA-SE e ARQUIVE-SE.

Dado e passado na Cúria Diocesana de Tubarão, aos 28 dias do mês de dezembro de 2024.

+ Adilson Pedro Busin, CS
Bispo Diocesano de Tubarão

Padre Nilo Buss
Chanceler

 

Download do documento Decreto Oficial Locais de Peregrinação: Clique aqui

Mais Sugestões

- Paróquia Imaruí -
Praça Getúlio Vargas, s/n | Centro
88.770-000 | Imaruí | SC
paroquiadeimarui@hotmail.com
(48) 3643-0108

© 2019 Copyright Paróquia Imaruí - Todos os direitos reservados

© 2019 Copyright Paróquia Imaruí
Todos os direitos reservados
KleinCode | paxweb.com.br