Abertas inscrições para o Congresso Nacional da Pastoral Familiar

Monday, November 18, 2019

Agentes da Pastoral Familiar, movimentos, associações e serviços familiares já podem se inscrever para o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, que acontece de 4 a 6 de setembro de 2020, no Centro de Eventos Luís Henrique da Silveira, bairro Canasvieiras, em Florianópolis (SC).

O tema da edição, “Amor Familiar: vocação e caminho de santidade”, foi escolhido em sintonia com o tema do X Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, que acontecerá em 2021, e o lema: “Se eu não tenho amor, eu nada sou” (I Cor 13,2).

Para saber mais sobre o evento e fazer a inscrição, acesse www.congressopastoralfamiliar.org.br. As vagas são limitadas.

Identidade visual do evento

A identidade visual desta edição do Congresso apresenta o tema central e símbolos regionais da cidade sede. A Sagrada Família, modelo para todas as famílias, é representada pela imagem de Nossa Senhora do Desterro, padroeira de Florianópolis. O título “Desterro” significa sair da própria terra, e faz referência ao capítulo dois do Evangelho de São Mateus, quando, a pedido do anjo, Maria e José deixam Belém e partem para o Egito com Jesus ainda pequeno.

Reforçando a ideia de caminho e peregrinação, ao fundo percebe-se a Ponte Hercílio Luz, símbolo de Florianópolis e um de seus maiores pontos turísticos. O elemento situa a localização da edição.

Por fim, as figuras são envoltas em uma “nuvem” azul em forma de coração, que recorda o amor que envolve as famílias em seu caminho de santidade. É importante destacar que este Amor Familiar é fundamental para entrarmos na reflexão proposta pelo tema da edição: “Amor Familiar, vocação e caminho para santidade”, o mesmo do próximo Encontro Mundial para as Famílias a ser realizado em Roma, em 2021. O lema “Se eu não tenho amor, eu nada sou” (I Cor 13,2) também incentiva os participantes a cultivar este Amor.

Fonte: Divulgação/CNBBSul4